Educação em Direitos Humanos de perspectiva crítica e decolonial

amorosidade e ética das emoções no confronto com a cultura do ódio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.17663

Palavras-chave:

educação e direitos humanos, cultura do ódio, amorosidade, ética das emoções, formação docente

Resumo

O artigo analisa a cultura do ódio como estrutura que se alimenta da falta de sentido produzida pela promessa não cumprida do capitalismo e pela lógica de culpabilização do outro, amplificada por arquiteturas digitais e pela crise das democracias representativas. Examina o percurso da educação em direitos humanos (EDH), formula uma perspectiva crítica e decolonial organizada em cinco eixos - relações étnico-raciais, de gênero, afetivo-sexuais, mais-que-humanas e ética das emoções - e argumenta que amorosidade e ética das emoções constituem práticas políticas capazes de reconfigurar as relações educativas. Discute impactos na escola brasileira, evidencia a centralidade da formação docente e propõe a transversalidade da EDH como condição para currículos e ambientes de cuidado, solidariedade e resistência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliana Batista Souza, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza/CE – Brasil

    Eliana Batista Souza é uma mulher amefricana do sertão de Minas Gerais. Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra e em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Mestra em Educação pela UEMG, Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela UFMG e Graduada em Pedagogia pela UEMG. Pesquisa e escreve sobre Educação em Direitos Humanos, Decolonialidade, Relações Étnico-Raciais, de Gênero e Mais-que-humanas. Atuou como professora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental em Belo Horizonte, formadora em Direitos Humanos em Portugal e docente convidada na Universidade Complutense de Madrid. É coordenadora colegiada do Grupo de Estudos e Pesquisas HOME, orientadora no Projeto Enegrecendo a Pós (Coletivo Dandaras) e colaboradora em investigações sobre infâncias trans em parceria com universidades do Brasil, Portugal e Espanha.

  • Carlos Francisco de Sousa Reis, Universidade de Coimbra, Coimbra - Portugal

    Carlos Francisco de Sousa Reis ´é Professor de Filosofia da Educação na Faculdade de Psicologia a de Ciências da Educação da Univerdidade de Coimbra.  

Downloads

Publicado

2025-12-11

Edição

Seção

Dossiê - Educação em Direitos Humanos: amorosidade no confronto com a cultura do

Como Citar

Educação em Direitos Humanos de perspectiva crítica e decolonial: amorosidade e ética das emoções no confronto com a cultura do ódio. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e17663, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.17663. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/17663. Acesso em: 15 jan. 2026.