O Cometa Halley nas páginas do Jornal Feira Hoje

um estudo sobre a divulgação científica do Observatório Astronômico Antares em 1986

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v33.17673

Palavras-chave:

divulgação científica, imprensa, astronomia, cometa Halley

Resumo

Este artigo objetiva refletir a comunicação científica elaborada pelo Observatório Astronômico Antares (OAA) e com a participação do Jornal Feira Hoje (JFH), em Feira de Santana, Bahia, na passagem do Cometa Halley, em 1986. O texto descreve as estratégias de comunicação que foram adotadas pelo OAA em torno do Projeto Halley, amplamente veiculado no Jornal Feira Hoje. Articulando redes científicas, o OAA associou ciência, turismo e cultura, a partir de compromissos de entes públicos, ações com empresas privadas e atividades educativas. O olhar sobre as fontes possibilitou verificar como o OAA e a o JFH criaram expectativas acerca do fenômeno, colaborando na criação de um espetáculo midiático e na frustração social e científica em decorrência da baixa visibilidade da última passagem do Cometa Halley. Diante das incertezas dos eventos astronômicos, o Projeto Halley ganha importância na análise, uma vez que demonstra os desafios de se realizar a comunicação pública da ciência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Willivan do Carmo Santos, Universidade do Estado da Bahia, Salvador/BA - Brasil

    Aluno do Programa de Pós - Graduação em nível de Doutorado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre pelo Programa de Pós - Graduação em História da Universidade Estadual de Feira de Santana. Possui Graduação em História pela Universidade de Coimbra (2016) e Graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2018). Tem experiência em ambientes escolares e fora de ambientes escolares (museus), atuando no Ensino de História em escolas e na divulgação da ciência e da arte em museus.

  • Rodrigo Osório Pereira, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana/BA - Brasil

    Possui Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2007), mestrado em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (2009) e doutorado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2013). Atualmente, é Professor Titular do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia - DCHF da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Foi Presidente da ANPUH-BA (2016-2018). Tem experiência nas áreas de História das Ciências, História Ambiental e Política Administrativa do Período Colonial Baiano, com ênfase nos sujeitos, práticas e saberes sobre a História Natural na Capitania da Bahia na transição do Século XVIII para o XIX. Atua, principalmente, nos seguintes temas: dinâmica de produção, circulação e usos dos conhecimentos sobre o meio natural; História da Botânica colonial; políticas de conservação das matas coloniais; Jardim Botânico da Bahia e a política de ervas luso-baiana.

Downloads

Publicado

2026-01-05

Edição

Seção

Dossiê - Diálogos entre Ciência e Sociedade: o papel da Popularização, Divulgaçã

Como Citar

O Cometa Halley nas páginas do Jornal Feira Hoje: um estudo sobre a divulgação científica do Observatório Astronômico Antares em 1986. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 33, p. e17673, 2026. DOI: 10.5335/rep.v33.17673. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/17673. Acesso em: 10 jan. 2026.