A teoria do reconhecimento na práxis pedagógica: a exemplo de conflitos entre diretrizes ético-morais
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.2013.2424Palavras-chave:
Educação. Pedagogia social. Reconhecimento. Solidariedade.Resumo
Vinculada à tradição da Escola de Frankfurt (Horkheimer, Adorno, Habermas), a teoria de reconhecimento (Honneth) tem grande repercussão nas ciências sociais, pois propõe um novo tipo de fundamentação ética com vistas ao projeto de uma sociedade solidária e justa. Na pedagogia, porém,sua recepção é ainda modesta. O ensaio objetiva mudar a situação, querendo mostrar a importância da contribuição de Honneth para a práxis educativa. Primeiro, são apresentados alguns tópicos centrais da teoria. Depois, os conflitos entre as diretrizes ético-morais no trabalho profissional servem de exemplo para mostrar como a teoria de reconhecimento recorda aos pedagogos a necessidade de refletirem sobre o processo pedagógico como campo de experiência essencialmente social para os envolvidos.Downloads
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Publicado
2012-05-24
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Seção
Artigos
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Como Citar
A teoria do reconhecimento na práxis pedagógica: a exemplo de conflitos entre diretrizes ético-morais. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 18, n. 2, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2424. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/2424. Acesso em: 16 out. 2025.