Alguns aspectos da noção da congruência semântica presentes no ensino dos números inteiros relativos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.2013.3511Palabras clave:
Números negativos. Registros de representação. Congruência semântica.Resumen
O ensino dos números negativos é fortemente impregnado por um ensino baseado no modelo comercial da perda e do ganho em que a perda se relaciona à operação de subtração e o ganho, à de adição. Essa “espécie de quase codificação” na associação às operações de adição e subtração traz à tona um fenômeno estudado por Raymond Duval, na aprendizagem matemática, denominado congruência semântica. Nas situações de ensino, as concepções das operações de adição, multiplicação e subtração precisam ser ampliadas dos naturais aos números relativos. No que se refere a essa ampliação de ensino, neste artigo, analisam-se as respostas, com base na noção de congruência semântica, de uma turma de alunos do 7º ano do ensino fundamental a algumas questões propostas.Descargas
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Publicado
2013-10-04
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Artigos
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Cómo citar
Alguns aspectos da noção da congruência semântica presentes no ensino dos números inteiros relativos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 20, n. 1, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3511. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3511. Acesso em: 15 oct. 2025.