Alguns aspectos da noção da congruência semântica presentes no ensino dos números inteiros relativos

Authors

  • Selma Felisbino Hillesheim Professora de matemática do Estado de Santa Catarina Author
  • Méricles Thadeu Moretti Universidade Federal de Santa Catarina Author

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.3511

Keywords:

Números negativos. Registros de representação. Congruência semântica.

Abstract

O ensino dos números negativos é fortemente impregnado por um ensino baseado no modelo comercial da perda e do ganho em que a perda se relaciona à operação de subtração e o ganho, à de adição. Essa “espécie de quase codificação” na associação às operações de adição e subtração traz à tona um fenômeno estudado por Raymond Duval, na aprendizagem matemática, denominado congruência semântica. Nas situações de ensino, as concepções das operações de adição, multiplicação e subtração precisam ser ampliadas dos naturais aos números relativos. No que se refere a essa ampliação de ensino, neste artigo, analisam-se as respostas, com base na noção de congruência semântica, de uma turma de alunos do 7º ano do ensino fundamental a algumas questões propostas.

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Author Biographies

  • Selma Felisbino Hillesheim, Professora de matemática do Estado de Santa Catarina
    Licenciada em Ciências e mestranda do PPGECT/UFSC. Membro do grupo de pesquisa GPEEM. Professora de matemática do Estado de Santa Catarina.
  • Méricles Thadeu Moretti, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutor em Didática da Matemática. Líder do grupo de pesquisa GPEEM. Professor do PPGECT/UFSC.

Published

2013-10-04

How to Cite

Alguns aspectos da noção da congruência semântica presentes no ensino dos números inteiros relativos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 20, n. 1, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3511. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3511. Acesso em: 15 oct. 2025.