Kant: a formação moral como uma tarefa histórica da espécie humana.
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v21i1.3877Palavras-chave:
Immanuel Kant. Formação moral. Tarefa histórica.Resumo
O artigo tem como objeto a formação moral em Kant, analisando o problema da possibilidade da educação moral no âmbito da filosofia kantiana. Para tanto, aborda-se os conceitos de moralidade, livre-arbítrio e história no pensamento do filósofo de Königsberg. A questão central deste trabalho é: qual a condição de possibilidade para a educação moral em Immanuel Kant? Ou seja, o que daria condições para que a moralidade fosse o estado moral de toda a humanidade? Ou, ainda, qual a condição de possibilidade para o progresso moral da humanidade? Pretende-se demonstrar que, diante da impossibilidade de se educar o indivíduo singular para a moralidade, educa-se, no limite, o livre-arbítrio, defendendo, também, que se projeta no progresso humano, tendo como sujeito a espécie humana, o educar moral do homem, que, assim, não atinge a plena educação moral enquanto indivíduo, mas se forma moralmente enquanto humanidade. Para tanto, o artigo constrói-se sobre duas abordagens: inicialmente, discute as condições de possibilidade da educação moral. Daí, pode-se perceber que o itinerário conceitual de Kant fundamenta um solo no qual se pode pensar atarefa histórica da humanidade, sendo tal itinerário o objeto de discussão da segunda abordagem.Downloads
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Publicado
2014-03-25
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Kant: a formação moral como uma tarefa histórica da espécie humana. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 1, 2014. DOI: 10.5335/rep.v21i1.3877. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3877. Acesso em: 15 out. 2025.