Kant: a formação moral como uma tarefa histórica da espécie humana.

Autores

  • André Gustavo Ferreira da Silva Universidade Federal de Pernambuco. Autor
  • Luis Lucas Dantas da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v21i1.3877

Palavras-chave:

Immanuel Kant. Formação moral. Tarefa histórica.

Resumo

O artigo tem como objeto a formação moral em Kant, analisando o problema da possibilidade da educação moral no âmbito da filosofia kantiana. Para tanto, aborda-se os conceitos de moralidade, livre-arbítrio e história no pensamento do filósofo de Königsberg. A questão central deste trabalho é: qual a condição de possibilidade para a educação moral em Immanuel Kant? Ou seja, o que daria condições para que a moralidade fosse o estado moral de toda a humanidade? Ou, ainda, qual a condição de possibilidade para o progresso moral da humanidade? Pretende-se demonstrar que, diante da impossibilidade de se educar o indivíduo singular para a moralidade, educa-se, no limite, o livre-arbítrio, defendendo, também, que se projeta no progresso humano, tendo como sujeito a espécie humana, o educar moral do homem, que, assim, não atinge a plena educação moral enquanto indivíduo, mas se forma moralmente enquanto humanidade. Para tanto, o artigo constrói-se sobre duas abordagens: inicialmente, discute as condições de possibilidade da educação moral. Daí, pode-se perceber que o itinerário conceitual de Kant fundamenta um solo no qual se pode pensar atarefa histórica da humanidade, sendo tal itinerário o objeto de discussão da segunda abordagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André Gustavo Ferreira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco.
    Mestre em Filosofia e doutor em Filosofia da Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGE-UFPE).
  • Luis Lucas Dantas da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas.
    Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas.

Downloads

Publicado

2014-03-25

Como Citar

Kant: a formação moral como uma tarefa histórica da espécie humana. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 1, 2014. DOI: 10.5335/rep.v21i1.3877. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3877. Acesso em: 15 out. 2025.