Formação docente e pesquisa inventiva: problematização, criação e intervenção nos cotidianos escolares
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v23i1.6358Palabras clave:
Cotidiano escolar. Estudantes. Formação docente. Pesquisa.Resumen
Este artigo propõe colocar em análise a relação entre formação docente e pesquisa interrogando as propostas formativas que intensificam processos disciplinadores, com foco em educadores e educandos como objetos de uma “educação pedagogizada”, de uma compartimentalização dos saberes e de uma desarticulação entre esses e a cultura nas montagens curriculares. Nessa direção, a escola é valorizada como campo de lutas em que a pesquisa se caracteriza como práticas educativas questionadoras e inventivas. As discussões teóricas estão fundamentadas nos estudos de Varela (1994, 2002), Michel Foucault (2009), Silva e Moreira (2001), Zanella (2013) e Philippe Ariès (1978). Por fim, ao reconhecer a importância dos trabalhos desses autores como contribuições para o campo da educação, indicamos alguns caminhos para se pensar a formação dos professores e a pesquisa inventiva, concebendo a educação como um espaço de produção de diferentes saberes e sujeitos implicados com a idealização da crítica como movimento, criação e potência de vida.Descargas
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2016-09-07
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Artigos
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Formação docente e pesquisa inventiva: problematização, criação e intervenção nos cotidianos escolares. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 23, n. 1, 2016. DOI: 10.5335/rep.v23i1.6358. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/6358. Acesso em: 15 oct. 2025.