Formação docente e pesquisa inventiva: problematização, criação e intervenção nos cotidianos escolares

Autores

  • Angela Maria Dias Fernandes Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal da Paraíba Autor
  • Eduardo Antonio de Pontes Costa Universidade Federal Fluminense Universidade Federal da Paraíba Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v23i1.6358

Palavras-chave:

Cotidiano escolar. Estudantes. Formação docente. Pesquisa.

Resumo

Este artigo propõe colocar em análise a relação entre formação docente e pesquisa interrogando as propostas formativas que intensificam processos disciplinadores, com foco em educadores e educandos como objetos de uma “educação pedagogizada”, de uma compartimentalização dos saberes e de uma desarticulação entre esses e a cultura nas montagens curriculares. Nessa direção, a escola é valorizada como campo de lutas em que a pesquisa se caracteriza como práticas educativas questionadoras e inventivas. As discussões teóricas estão fundamentadas nos estudos de Varela (1994, 2002), Michel Foucault (2009), Silva e Moreira (2001), Zanella (2013) e Philippe Ariès (1978). Por fim, ao reconhecer a importância dos trabalhos desses autores como contribuições para o campo da educação, indicamos alguns caminhos para se pensar a formação dos professores e a pesquisa inventiva, concebendo a educação como um espaço de produção de diferentes saberes e sujeitos implicados com a idealização da crítica como movimento, criação e potência de vida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Angela Maria Dias Fernandes, Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal da Paraíba
    Pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Aposentada do Departamento de Psicologia e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, Campus João Pessoa, Paraíba.
  • Eduardo Antonio de Pontes Costa, Universidade Federal Fluminense Universidade Federal da Paraíba
    Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Professor Associado do Departamento de Metodologia da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Campus João Pessoa, Paraíba.

Downloads

Publicado

2016-09-07

Como Citar

Formação docente e pesquisa inventiva: problematização, criação e intervenção nos cotidianos escolares. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 23, n. 1, 2016. DOI: 10.5335/rep.v23i1.6358. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/6358. Acesso em: 15 out. 2025.