Avaliações educacionais em larga escala: ponderações críticas alicerçadas na obra de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v23i1.6365Palavras-chave:
Agenda educacional. Avaliação educacional em larga escala. Paulo Freire. Políticas educacionais.Resumo
Recentemente, uma pauta candente na agenda educacional organiza-se em torno da consolidação das avaliações em larga escala ou avaliações de sistemas, como ação de política educacional. Com base nessa realidade, este texto sugere reflexões sobre a relação entre o pensamento de Paulo Freire e o direcionamento de um olhar crítico para as avaliações em larga escala enquanto instrumento de política educacional. Metodologicamente fundamentado em revisão bibliográfica circunstanciada, este artigo desenvolve ponderações críticas às avaliações de sistemas, apontando que, ao se problematizar o modelo consolidado para avaliações em larga escala, relativizam-se os resultados aferidos, e emerge a concepção de educação subjacente a tais práticas, o que permite a avaliação crítica, a flexibilização da pauta da agenda educacional contemporânea e, com isso, o resgate dos fundamentos libertários que, na concepção de Freire, devem pautar a educação.Downloads
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Publicado
2016-09-07
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Avaliações educacionais em larga escala: ponderações críticas alicerçadas na obra de Paulo Freire. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 23, n. 1, 2016. DOI: 10.5335/rep.v23i1.6365. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/6365. Acesso em: 15 out. 2025.