Avaliações educacionais em larga escala: ponderações críticas alicerçadas na obra de Paulo Freire

Authors

  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani Universidade do Vale do Rio dos Sinos Universidade de Passo Fundo Author
  • Jarbas Dametto Universidade de Passo Fundo Author

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v23i1.6365

Keywords:

Agenda educacional. Avaliação educacional em larga escala. Paulo Freire. Políticas educacionais.

Abstract

Recentemente, uma pauta candente na agenda educacional organiza-se em torno da consolidação das avaliações em larga escala ou avaliações de sistemas, como ação de política educacional. Com base nessa realidade, este texto sugere reflexões sobre a relação entre o pensamento de Paulo Freire e o direcionamento de um olhar crítico para as avaliações em larga escala enquanto instrumento de política educacional. Metodologicamente fundamentado em revisão bibliográfica circunstanciada, este artigo desenvolve ponderações críticas às avaliações de sistemas, apontando que, ao se problematizar o modelo consolidado para avaliações em larga escala, relativizam-se os resultados aferidos, e emerge a concepção de educação subjacente a tais práticas, o que permite a avaliação crítica, a flexibilização da pauta da agenda educacional contemporânea e, com isso, o resgate dos fundamentos libertários que, na concepção de Freire, devem pautar a educação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade do Vale do Rio dos Sinos Universidade de Passo Fundo
    Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.
  • Jarbas Dametto, Universidade de Passo Fundo
    Psicólogo. Mestre e doutorando em Educação. Professor da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo

Published

2016-09-07

How to Cite

Avaliações educacionais em larga escala: ponderações críticas alicerçadas na obra de Paulo Freire. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 23, n. 1, 2016. DOI: 10.5335/rep.v23i1.6365. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/6365. Acesso em: 15 oct. 2025.