Por que ensino? E como ensino? A importância de um trabalho colaborativo nas escolas para as concepções e práticas dos professores

Authors

  • Sandra Mara Fulco Pirola Universidade Metodista de Piracicaba Author
  • Maria Cecília Carareto Ferreira Author

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v14i1.7671

Keywords:

Pesquisa colaborativa. Desenvolvimento profissional. Formação continuada.

Abstract

O artigo tem por objetivo discutir a possibilidade de a pesquisa desenvolvida pela universidade ser um espaço de desenvolvimento profissional do docente. Destaca a importância da clareza, pelos professores, dos pressupostos que embasam suas práticas educativas e aponta as situações grupais e compartilhadas pelos educadores e pesquisadores como um caminho propiciador de reflexões e mudanças. Nesse contexto, a proposta de um trabalho colaborativo professor(a) pesquisador(a) dentro das escolas apresenta-se como um rico espaço de formação. Com base em autores que abordam as temáticas formação continuada, professor reflexivo, professor pesquisador e pesquisa colaborativa, o artigo considera este espaço como possibilitador de transformação na prática pedagógica. Tematiza essa possibilidade a partir da questão da indisciplina em sala de aula, por considerá-la um dos problemas atuais mais desafiadores nas escolas. Concebe a indisciplina em sala de aula como uma questão relacional, advinda da relação aluno/professor, currículo e práticas pedagógicas. O texto ressalta que, por meio do trabalho compartilhado, num espaço de questionamentos, reflexões e elaboração de novas proposições, poderão emergir as bases necessárias rumo a mudanças nestas relações. Em conseqüência, as implicações serão no sentido de transformar o contexto escolar cada vez mais, num ambiente de pesquisa e desenvolvimento dos docentes.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-12-19

How to Cite

Por que ensino? E como ensino? A importância de um trabalho colaborativo nas escolas para as concepções e práticas dos professores. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 14, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v14i1.7671. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7671. Acesso em: 15 oct. 2025.