Interação família-escola no desenvolvimento do aluno surdo

Autores

  • Wender Faleiro Universidade Federal de Goiás Autor
  • Magno Nunes Farias Universidade Federal de Goiás Autor
  • Lázara Cristina da Silva Universidade Federal de Uberlândia Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v24i3.7768

Palavras-chave:

Educação a distância. Formação continuada. Relação Família-Escola. Surdez.

Resumo

Diversos desafios permeiam o processo educacional do surdo, principalmente questões que envolvem a linguagem, as relações familiares e escolares. Assim, o objetivo deste estudo é analisar como ocorre a relação da família dos surdos com a escola. Trata-se de um estudo qualitativo, com coleta de dados por meio de questionários respondidos por professores de escolas públicas de diversas partes do Brasil. Foram evidenciadas nos discursos grandes problemáticas dentro da integração família-escola nos ambientes escolares, e os fatores mais apontados foram: a organização do ambiente educacional e a dificuldade de responsabilização e instrução dos familiares. Para melhorar a relação família-escola, os professores sugerem a disponibilização de espaços de integração, que vão além da reunião, como cursos de formação e participação em apresentações, rodas de conversa, e o oferecimento de curso de Libras aos familiares, pois a grande maioria dos familiares apresenta resistência a essa língua e não realiza uma comunicação efetiva e completa com os surdos. A integração família-escola contribui para o desenvolvimento escolar do sujeito surdo, pois essa rede formada consolida-se pelas relações e interações das pessoas e pode auxiliar a lidar com questões de âmbito afetivo e emocional.

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Biografia do Autor

  • Wender Faleiro, Universidade Federal de Goiás
    Doutor em Educação na área de Práticas e Saberes pela Universidade Federal de Uberlândia. Docente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão.
  • Magno Nunes Farias, Universidade Federal de Goiás
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores (Gepeec).
  • Lázara Cristina da Silva, Universidade Federal de Uberlândia
    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma instituição. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão Educacional (Gepepes).

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

Interação família-escola no desenvolvimento do aluno surdo. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 596–609, 2017. DOI: 10.5335/rep.v24i3.7768. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7768. Acesso em: 15 out. 2025.