As crianças e o repertório lúdico contemporâneo: entre as brincadeiras tradicionais e os jogos eletrônicos

Autores

  • Monica Fantin Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisadora do grupo de pesquisa Infância, Comunicação e Arte, CNPq/UFSC Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v13i2.7829

Palavras-chave:

Brincadeira. Criança. Educação e cultura.

Resumo

Este artigo analisa a relação da criança com a cultura mediada pelas brincadeiras. Considerando que as brincadeiras contribuem para pensar uma crítica da cultura contemporânea, elas podem ser entendidas com base em suas dimensões cognitivas, psicológicas, sociais e culturais. Sendo elemento da cultura, as brincadeiras transformam-se e estão inter-relacionadas com a educação, que neste contexto assume diferentes formas de mediação. A educação pode atuar tanto na recuperação das brincadeiras tradicionais, a fim de ampliar o repertório lúdico cultural infantil, como na mediação entre as crianças e seus brinquedos atuais. Brincando, as crianças expressam a riqueza de seu imaginário e revelam como entendem e se relacionam com o mundo. E é por meio das brincadeiras tradicionais, dos jogos eletrônicos, videojogos e jogos de computadores que a mediação educativa pode favorecer interações que promovam desenvolvimento e aprendizagem a partir de sua relação com a cultura. Para além do caráter instrumental que a brincadeira pode assumir na educação, o artigo analisa a brincadeira como possibilidade de encontros e diálogos entre a tradição e a modernidade por meio da cultura lúdica.

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Publicado

2018-08-06

Como Citar

As crianças e o repertório lúdico contemporâneo: entre as brincadeiras tradicionais e os jogos eletrônicos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 9–24, 2018. DOI: 10.5335/rep.v13i2.7829. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7829. Acesso em: 15 out. 2025.