Percepção e sensibilidade na educação infantil: marcas dos processos de socialização com crianças
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v13i2.7850Palavras-chave:
Educação infantil. Socialização. Sensibilidade. Percepção. Docência. Processo pedagógico.Resumo
Este estudo diz respeito a uma pesquisa na área da educação infantil cujo objetivo principal foi descrever, analisar e interpretar as dinâmicas das relações que adultos e crianças estabelecem entre si nos espaços/tempos em que convivem no interior de uma creche. A fim de captar as dinâmicas das relações sociais dessa creche, foi utilizada uma metodologia de orientação etnográfica e recursos de registros escritos e fotográficos. Com a finalidade de ampliar o olhar sobre aquela realidade social efetuou-se um estudo socioespacial da creche e das duas categorias de atores (adultos/crianças) nela envolvidos. Buscando o apoio da sociologia da infância e da pedagogia da infância, dirigiu-se o foco da análise para as relações travadas no interior da creche entre adultos e crianças e destas entre si, como atores sociais ativos nos processos de socialização. Neste artigo trazemos somente as relações que demonstravam uma certa harmonia, relações específicas de uma professora que procurava valorizar e promover as representações simbólicas de um grupo de 23 crianças.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2018-08-06
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
Como Citar
Percepção e sensibilidade na educação infantil: marcas dos processos de socialização com crianças. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 25–39, 2018. DOI: 10.5335/rep.v13i2.7850. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7850. Acesso em: 15 out. 2025.