As crianças populares urbanas vivendo as transições, continuidades e rupturas dos projetos da Modernidade e da Pós-Modernidade

Autores/as

  • Taciana Camera Segat Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v13i2.7927

Palabras clave:

Educação infantil. Creches comunitárias. Infância popular urbana.

Resumen

Este texto é parte de meu trabalho de doutorado, que tem como foco investigar os percursos pelos quais passa a vida das crianças de uma vila popular urbana de Porto Alegre, seu modo de ser e de estar no presente, e os intercursos/relações com a instituição de educação infantil criada para esta infância. Neste caso, as instituições educativas destinadas a atender essa infância são as creches comunitárias, instituições privadas que se estabelecem não como uma opção às escolas de educação infantil públicas, mas, sim, como uma alternativa à sua inexistência. Discutir quais elementos podem dar cor, sabor, perfume, ordenar ou desordenar a vida de pequenos seres humanos não é tarefa que se possa cumprir isolada de uma discussão mais ampla. Por esse motivo, o texto que segue apresenta brevemente as principais idéias dos projetos de Modernidade e de Pós-Modernidade, buscando fazer aproximações entre esses e a realidade do contexto e da vida das crianças populares e das instituições escolares destinadas a atendê-las.

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Publicado

2018-08-06

Cómo citar

As crianças populares urbanas vivendo as transições, continuidades e rupturas dos projetos da Modernidade e da Pós-Modernidade. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 69–82, 2018. DOI: 10.5335/rep.v13i2.7927. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7927. Acesso em: 15 oct. 2025.