Contribuições da concepção multi/ intercultural para formação de professores da infância

Autores

  • Cleonice Maria Tomazzetti Universidade Federal de Santa Maria Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v13i2.7931

Palavras-chave:

Multicultura. Intercultura. Formação de professores. Infância.

Resumo

Abordar a temática da intercultura no contexto da formação de professores para a educação infantil no interior do curso de pedagogia é, sem dúvida, um grande desafio. A lógica multifacetada das áreas de ensino (as chamadas “disciplinas escolares”) e a natureza unidimensional com que os currículos e programas são organizados, além de não contemplarem questões que hoje são prementes para a qualidade em educação infantil, também dificultam que se avance para uma concepção em que a criança seja o foco do projeto educativo. Dito de outro modo, a reificação das concepções educativas em que o foco é o ensino, o produto, o coletivo, a estrutura institucional é resultado da presença, às vezes invisível, de uma perspectiva homogeneizadora do currículo, centrada nas inflexíveis bases disciplinares, que imprimiu e imprime referenciais marcadamente padronizadores para a educação da criança. É como se houvesse uma “imagem da alteridade” – no caso da criança – predeterminada e padronizada, impedindo que se veja e se atue pedagogicamente a partir das marcas culturais, sociais e historicamente constituídas e em constituição, com as quais se interage nos espaços educativos.

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Publicado

2018-08-06

Como Citar

Contribuições da concepção multi/ intercultural para formação de professores da infância. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 110–124, 2018. DOI: 10.5335/rep.v13i2.7931. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7931. Acesso em: 15 out. 2025.