Educação e emancipação social: um olhar a partir da cidade educadora
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v13i1.7945Palavras-chave:
educação, emancipação, cidade educadora, cidadania emancipatória.Resumo
O texto busca elucidar os principais aspectos que constituem o desafio de repensar a educação na perspectiva da emancipação social dialogando com um referencial teórico atualizado nas áreas das ciências humanas e sociais. Nesse sentido, partimos de Habermas e Freire, além das contribuições de Boaventura de Souza Santos, para discutir a atualidade de um projeto educacional com potencialidades emancipatórias diante da complexa crise em que se encontram situadas as sociedades contemporâneas. As propostas para repensar a educação convergem, a nosso ver, para os desafios de reconstrução da existência humana em sociedade, principalmente do modelo de sociedade urbano-industrial, que hoje demonstra uma profunda crise em relação ao futuro da humanidade e torna-se cada vez mais inviável em termos humanos, sociais e ambientais. Construir projetos alternativos para a educação requer, também, projetar a vida nas cidades de um modo diferente da lógica social vigente. A educação não pode mais ser concebida como responsabilidade apenas das instituições de ensino. A discussão das “cidades educadoras” propõe-se a contribuir nesse desafio. Eis a temática abordada nesta reflexão, que pode contribuir para olhar a educação de outros ângulos ainda não explorados pelas discussões até hoje vivenciadas na área.Downloads
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Publicado
2018-08-06
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Educação e emancipação social: um olhar a partir da cidade educadora. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 9–18, 2018. DOI: 10.5335/rep.v13i1.7945. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7945. Acesso em: 15 out. 2025.