Educação e diálogo na perspectiva de Freire
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v13i1.7946Palavras-chave:
diálogo, educação, Freire, oprimidos, práxis, novo paradigma.Resumo
O diálogo, como um dos elementos principais na pedagogia de Freire, é abordado neste artigo em diferentes aspectos. Freire não teorizou, apenas, sobre o diálogo. Ele o praticou constantemente em sua trajetória e o expressou inclusive na elaboração de suas obras. Em mais de vinte livros, Freire aparece como co-autor, em diálogo com outros educadores. Quatro livros seus trazem no título o vocábulo “cartas”. Outros grandes pensadores, desde Sócrates e Platão, até Max Scheller e Mounier, praticaram o diálogo enquanto educadores, como também na elaboração de suas obras. O artigo situa historicamente Freire entre os grandes mestres do diálogo, definindo afinidades existentes, mas também as diferenças, sobretudo porque, como educador, inaugurou um novo paradigma epistemológico-pedagógico e político, enquanto constrói toda a sua obra através do diálogo preferencial com os “condenados da terra” (Fanon), com os excluídos, com os oprimidos, com os sujeitos históricos da “periferia”.Downloads
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Publicado
2018-08-06
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Artigos
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Como Citar
Educação e diálogo na perspectiva de Freire. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 19–34, 2018. DOI: 10.5335/rep.v13i1.7946. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7946. Acesso em: 15 out. 2025.