Educação e diálogo na perspectiva de Freire
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v13i1.7946Keywords:
diálogo, educação, Freire, oprimidos, práxis, novo paradigma.Abstract
O diálogo, como um dos elementos principais na pedagogia de Freire, é abordado neste artigo em diferentes aspectos. Freire não teorizou, apenas, sobre o diálogo. Ele o praticou constantemente em sua trajetória e o expressou inclusive na elaboração de suas obras. Em mais de vinte livros, Freire aparece como co-autor, em diálogo com outros educadores. Quatro livros seus trazem no título o vocábulo “cartas”. Outros grandes pensadores, desde Sócrates e Platão, até Max Scheller e Mounier, praticaram o diálogo enquanto educadores, como também na elaboração de suas obras. O artigo situa historicamente Freire entre os grandes mestres do diálogo, definindo afinidades existentes, mas também as diferenças, sobretudo porque, como educador, inaugurou um novo paradigma epistemológico-pedagógico e político, enquanto constrói toda a sua obra através do diálogo preferencial com os “condenados da terra” (Fanon), com os excluídos, com os oprimidos, com os sujeitos históricos da “periferia”.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2018-08-06
Issue
Section
Artigos
License
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
How to Cite
Educação e diálogo na perspectiva de Freire. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 19–34, 2018. DOI: 10.5335/rep.v13i1.7946. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7946. Acesso em: 16 oct. 2025.