Formação pedagógica e serviço social: tendências históricas e desafios atuais no contexto da globalização e da “sociedade do conhecimento”

Autores

  • Werner Thole Universidade de Kassel, Alemanha. Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v12i2.7975

Palavras-chave:

formação pedagógica, serviço social, pedagogia social, qualificação profissional.

Resumo

O presente texto aborda a questão da formação do profissional do serviço social. Para tanto, parte de uma análise histórica do desenvolvimento do “serviço social” na Alemanha e dos diferentes enfoques que o profissional foi ganhando. Na seqüência, aprofunda alguns desafios da formação de que esse profissional precisa dar conta para superar uma visão muito presente no serviço social, que é de assistencialismo. Aborda, ainda, algumas tendências na Alemanha e na Europa em termos de reformulações curriculares no contexto da globalização. O texto destaca os grandes desafios da formação do profissional em serviço social no sentido de uma maior qualificação das competências de agir etnográfico-hermenêuticas, bem como a necessidade de se avançar em pesquisas e estudos de casos concretos. Dessa forma, é possível produzir alternativas teóricas de interpretação e de compreensão analítica e científicas e alargar o projeto da profissionalização social-pedagógica para enfrentar os desafios da globalização e da “sociedade do conhecimento”.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2018-08-06

Como Citar

Formação pedagógica e serviço social: tendências históricas e desafios atuais no contexto da globalização e da “sociedade do conhecimento”. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 10–24, 2018. DOI: 10.5335/rep.v12i2.7975. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7975. Acesso em: 15 out. 2025.