Saberes da formação profissional docente: uma análise a partir do contexto PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v26i3.8189

Palavras-chave:

Contexto Pibid, Formação inicial de professores, Práticas educativas, Reflexão-ação, Saberes docentes

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar as diferentes vertentes de formação e os saberes da formação profissional docente que são construídos a partir das práticas de aprendizagem universitária, em um novo contexto, como o do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Os sujeitos da pesquisa são 233 licenciandos que pertenciam aos 13 cursos de licenciaturas de uma universidade pública do Estado do Paraná. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram organizados e interpretados a partir de procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo de onde foi possível identificarmos sete categorias que representam a formação no contexto PIBID para esses licenciandos. Com base nos conceitos de saberes docentes e de professor reflexivo e tendo em vista a importância das relações construídas nesse contexto, nossos resultados evidenciam que o contexto PIBID possibilitou que os licenciandos pesquisados se colocassem em constante reflexão sobre a própria prática, refletindo no seu desenvolvimento profissional docente, por meio da construção de alguns saberes identificados nas diferentes vertentes de formação desenvolvidas durante a construção dos conhecimentos da docência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Lucia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Doutora (2011) e Mestre (2005) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Ciências e Matemática na Universidade do Norte Pioneiro (UENP, 1994). Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, Brasil) desde 2012. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, em que serviu como vice-coordenador (2014-2015) e do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2017) na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Foi pesquisadora visitante na University of Strathclyde, no Reino Unido (2016-2018) com apoio da Capes. Também atuou como coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID / Capes / UEPG, 2012-2013) e como Coordenadora de Gestão e Processos Educacionais no PIBID (Capes / UEPG, 2014-2016). Foi Chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacareziho no Estado do Paraná (2009-2010). Presidente do Sindicato dos Professores (APP) da região Jacarezinho (2002-2009). Autor de vários artigos em revistas e atua como referee nas áreas de Políticas Educacionais, Formação de Professores; Práticas e Desenvolvimento Curricular; Ensino e Aprendizagem; Psicanálise; Midias Socias; Ciência, Tecnologia e Sociedade e Educação Matemática. Editor associado da Frontiers in Psicologia da Educação desde 2015.
  • Tatiane Skeika, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Licenciada em Química desde 2007 pela mesma intituição, Mestre em Química Aplicada - UEPG (2010) e Especializada em Atendimento Educacional Especializado - CESUMAR (2012). Já atuou como professora colaboradora na UEPG no Departamento de Química de 2007 a 2008 e pelo Departamento de Métodos e Técnicas em 2105. Foi Supervisora do Projeto PIBID - UEPG de 2013 a 2015 e atualmente é professora pela Secretaria do Estado de Educação do Paraná, para alunos do EM do Colégio Estadual Padre Carlos Zelesny.

  • Leila Inês Follmann Freire, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005), Mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado em Ensino de Ciências (modalidade Ensino de Química) pela Universidade de São Paulo (2015). É professora Adjunto do Departamento de Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e leciona disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado. Tem experiência na área de Ensino de Química e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Química, Formação de Professores, Formação do Professor Universitário, Profissionalidade Docente e Conhecimentos para Docência. Coordenou o subprojeto PIBID do curso de Licenciatura em Química da UEPG (2010-2015) e atualmente é coordenadora da área de Gestão e Processos Educacionais do PIBID da UEPG. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEPG. Atualmente é uma das líderes do Grupo de Pesquisa GEPPE (Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores).

Downloads

Publicado

2019-09-04

Como Citar

Saberes da formação profissional docente: uma análise a partir do contexto PIBID. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 26, n. 3, p. 833–856, 2019. DOI: 10.5335/rep.v26i3.8189. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8189. Acesso em: 30 nov. 2025.