Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software

Autores/as

  • Paulo Alves Instituto Politécnico de Bragança Autor/a
  • Carlos Morais Instituto Politécnico de Bragança Autor/a
  • Luísa Miranda Instituto Politécnico de Bragança Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v26i2.8729

Palabras clave:

Aprendizagem Baseada em Projetos, Cursos de Técnico Superior Profissional, Curso de Desenvolvimento de Software, Competências profissionais, Aprendizagem ativa.

Resumen

Considerando que o foco do processo de ensino aprendizagem deve estar mais centrado na aprendizagem do que no ensino, surge a necessidade de fomentar estratégias assentes em metodologias que tornem o estudante o ator principal da sua aprendizagem, construindo aprendizagens significativas que possam responder a problemas reais da sociedade onde se encontra integrado. Assim, neste artigo, e tendo presente as necessidades da sociedade e os objetivos de formação dos cursos de técnico superior profissional na área das Ciências Informáticas, defende-se a utilização de metodologias ativas de aprendizagem com forte ligação à prática, entre as quais a aprendizagem baseada em projetos. Assim, apresenta-se uma reflexão sobre as metodologias de aprendizagem baseadas em projetos, contextualizam-se os cursos de técnico superior profissional e apresenta-se como exemplo um curso de técnico superior profissional de Desenvolvimento de Software, em funcionamento numa instituição de ensino superior português público. Este curso de técnico superior profissional foi desenhado para responder à necessidade de técnicos superiores no domínio da Informática e com a finalidade de ser desenvolvido e avaliado em função da adoção de metodologias de aprendizagem baseadas em projetos no seu funcionamento.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2019-05-10

Cómo citar

Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 432–455, 2019. DOI: 10.5335/rep.v26i2.8729. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8729. Acesso em: 16 oct. 2025.