Educação e Justiça Social na Contemporaneidade: repensando o sentido da docência no âmbito escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v26i3.9324

Palavras-chave:

Docência, Educação, Modernidade, Pós-Modernidade

Resumo

O estudo tematiza novos horizontes para pensar a educação na contemporaneidade a partir dos marcos referenciais modernos e pós-modernos implicados na ideia de justiça social, procurando desdobrar implicações para pensar o sentido da docência no âmbito escolar. O estudo ampara-se na defesa de um pensamento complexo, capaz de permitir a emergência de novas formas de sensibilidade e racionalidade para com a questão educacional, o que pode significar um dimensionamento amplo para a ideia de justiça social, bem como de espectro acerca do que constitui a atividade docente. O repensar da docência no âmbito escolar envolve a compreensão acerca de seu caráter dinâmico, contraditório e complexo, o que significa assinalar seu envolvimento com os problemas do mundo social e histórico e suas relações com o universo das ciências, das subjetividades e, do mundo do trabalho. Os sentidos implicados na ideia de justiça social desafiam aos educadores a não apenas compreender o curso dos acontecimentos do mundo moderno/contemporâneo nestas quatro esferas do mundo humano, como que, fundamentalmente, reconfigurar e avaliar seus modos de intervenção crítica na realidade educacional, tendo em vista o combate das (in)justiças globais e contingentes que se exacerbam no capitalismo.

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Biografia do Autor

  • Sidinei Pithan da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Brasil.

    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professor do curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, mestrado e doutorado, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Brasil.

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Publicado

2019-09-04

Como Citar

Educação e Justiça Social na Contemporaneidade: repensando o sentido da docência no âmbito escolar. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 26, n. 3, p. 676–700, 2019. DOI: 10.5335/rep.v26i3.9324. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/9324. Acesso em: 16 out. 2025.