Família e propaganda – imagem restaurada: um exercício de leitura de imagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i1.9437

Palavras-chave:

Leitura de imagens. Leitura. Imagem como texto.

Resumo

Este artigo é uma análise cultural da família, assim como ela é vista numa/pela propaganda de um modelo de automóvel. Insere-se na proposta dos Estudos Culturais (ECs), neste caso, com fins educativo-pedagógicos de leitura de imagens. O método de análise é predominantemente qualitativo, no sentido de que a verdade buscada se insere essencialmente no campo da interpretação e do ensaio crítico: prática corrente de método, nos ECs. Dentre as metodologias mais correntes nos ECs, escolhi a que Barker (2008) caracteriza como abordagem textual. A mesma autoridade deixa claro que a perspectiva teórica da semiótica ocorre normalmente em autores dos ECs, de modo que eu mesmo, neste estudo, faço incursões semióticas. O texto-imagem encerra ideologias e mitos – mito proposto por uma propaganda de fundo ideológico. A imagem se constitui num texto revelador de intenções/mensagens cuja significação é por ela mediada de modo complexo, numa dialética de mostrar e esconder, de dizer e silenciar, onde o poder se exerce em nome de uma vontade que se materializa na linguagem textual: uma fotografia. Trata-se do exercício da leitura de um texto não convencional, cuja presença é uma das características marcantes de nosso tempo: a imagem. Nela, lemos sobre um padrão cultural de família através de um modelo de automóvel, em que busco as forças de persuasão que a imagem exerce, na produção da subjetividade de uma família “restaurada”.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ireno Antônio Berticelli, Universidade Comunitária da Região de Chapecpecó (UNOCHAPECÓ)

    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação: Ensino Superior pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado em Educação|) e docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde (Doutorado em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Downloads

Publicado

2021-09-16

Como Citar

Família e propaganda – imagem restaurada: um exercício de leitura de imagens. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 339–358, 2021. DOI: 10.5335/rep.v28i1.9437. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/9437. Acesso em: 15 out. 2025.