Proposta de instrumento e análise de ensino de biologia com ativação do pensamento metacognitivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14406

Palavras-chave:

Metacognição. Reflexão. Pensamento Metacognitivo. Estudantes.

Resumo

Neste artigo almeja-se descrever as ideias construídas pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio,  de uma escola estadual do município de Rubim-MG, no estudo de Biologia mediado por conceitos matemáticos no Ensino Médio, para promover desenvolvimento do pesamento metacognitivo. Se trata de um recorte da pesquisa de doutoramento do primeiro autor, junto a um Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Exatas-PPGECE do Rio grande Sul. A pesquisa se constituiu em pesquisa qualitativa com análise na perspectiva de Bardin (2016). Faz-se relatos que dizem respeito a utilização de instrumentos metacognitivos na sala de aula. Os resultados apontam que quando o professor promove situações por meio das quais os estudantes se colocam reflexivos de si e do seu processo de aprender, há possibilidade de melhoria na qualidade da aprendizagem. Ressalta-se que metacognição pode se mostrar complexa de ser mensurada em instrumentos, todavia os instrumentos metacognitivos auxiliam os estudantes a ativar os seus conhecimentos metacognitivos para seguir qualificando as suas práticas de habilidades metacognitivas e, para que o professor reflita a sua práxis.

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Publicado

2023-04-24

Edição

Seção

Dossiê - Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem

Como Citar

Proposta de instrumento e análise de ensino de biologia com ativação do pensamento metacognitivo. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14406, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14406. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14406. Acesso em: 15 out. 2025.