A pré-escola como ela é: um estudo etnográfico
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v3i1.14508Keywords:
EducaçãoAbstract
Neste recorte de trabalho, analisam-se as características que constituem e distinguem formas especializadas de comunicação realizadas através do discurso pedagógico. A pesquisa empírica vincula as práticas discursivas com o exercício do poder e do controle social, desvelando os dispositivos pedagógicos da educação e sua estrutura interna, possibilitando a visualização da relação entre poder, conhecimento e consciência. A comparação de três discursos pedagógicos (pré-escola, segunda e quarta série-História) revela o potencial dos mesmos face à reprodução cultural e à mudança em Educação, tomando por base a teoria de Basil Bernstein (1990).
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2023-04-03
Issue
Section
Artigos
License
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
How to Cite
A pré-escola como ela é: um estudo etnográfico. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 125–136, 2023. DOI: 10.5335/rep.v3i1.14508. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14508. Acesso em: 16 oct. 2025.