Concepções biológicas de reprodução em escolares de diferentes contextos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v4i1.14523Keywords:
EducaçãoAbstract
Esta pesquisa teve como objetivo verificar se dez concepções biológicas sobre reprodução, presentes na história da reprodução humana, ainda se encontravam entre os escolares matriculados na 1ªsérie do 22 grau e se a religião influenciou na permanência destas concepções. Das dez concepções, duas eram do período grego, uma do romano, duas da Idade Média e cinco da Idade Moderna. A técnica de pesquisa utilizada foi a análise de conteúdo de uma entrevista semi-estruturada, constituída de dez perguntas feitas a 54 alunos matriculados na 1ªsérie do 22 grau, de três cidades do Rio Grande do Sul: Agudo, Nova Palma e Santa Maria. Na primeira cidade, predominavam alunos da religião protestante e, nas outras duas, da
religião católica. Os resultados mostraram que seis concepções biológicas se encontravam ainda presentes entre os escolares entrevistados e quatro foram superadas pelo conhecimento biológico. Os resultados evidenciaram, ainda, que a religião influenciou na manutenção das concepções sobre menstruação e masturbação.