A dimensão subjetiva na pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v5i1.14539Keywords:
EducaçãoAbstract
A DIMENSÃO SUBJETIVA NA
Este trabalho resgata, num conjunto de importantes artigos de autoria de pesquisadores reconhecidos e experientes em educação, uma amostra de declarações e depoimentos nos quais podemos ver claramente a importância da dimensão subjetiva na pesquisa. O intuito é o de insistir sobre a necessidade de admitir que um pesquisador, digno desse título, autor e criador, só pode se construir sobre seus próprios passos, sobre sua trajetória de vida, única, original e, desde esse seu lugar, interagir com o universo de outros autores que povoam o mar de letras contemporâneo. O artigo aponta também para a forte barreira que, durante tantos anos e em nome da objetividade e neutralidade científicas, precisou ser erigida entre produção acadêmica e produção literária, entre arte e ciência. Apesar de diferenças irredutíveis, essa muralha começa a ruir, e alguns importantes elementos comuns, que foram até pouco ignorados, e talvez por isso pouco estudados, começam a ser alvo do olhar dos estudiosos, entre eles a noção de autoria e a própria operação da escrita e seus procedimentos.