Análise e propostas para o ensino de física na habilitação de magistério - ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v6i1.14569Keywords:
EducaçãoAbstract
Este trabalho visa refletir sobre o ensino de ffsica no contexto das escolas e nos cursos de formação de professores. Apresenta algumas alternativas de superação daqueles que podem ser considerados como aspectos dificultadores de uma formação eficaz, ou de um produtivo ensino de física. Descreve, como proposta de ação, a experiência realizada no Laboratório de Física da Universidade de Passo Fundo, RS, que cria e constrói aparelhos destinados a evidenciar fenômenos ffsicos, trabalho realizado com professores das escolas das redes de ensino municipal, estadual e particular, para que renovem ou revejam suas metodologias de ensino, aproximando-se das realidades educacionais de seus alunos; desse modo, a física pode passar a ter sentido para eles e ser vista como algo prático presente no seu cotidiano, não apenas preenchendo o espaço de uma disciplina no curriculo.