A Valorização docente no contexto do PNE e da Lei nº 13.415/17
uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v32.16189Palavras-chave:
Política Educacional, Valorização Docente., Condições de Trabalho., Formação Docente.Resumo
O presente artigo apresenta os resultados de um estudo de revisão integrativa que buscou compreender quais são os avanços e desafios à valorização dos/as professores/as no contexto do Plano Nacional de Educação (2014-2024) e da Lei nº 13.415/2017 e com ela a reforma do Ensino Médio. Tem-se por objetivo mapear e analisar a produção científica, no intervalo temporal de 2013 até 2023, publicada em periódicos disponíveis na base de dados SciELO Educ@ e Portal de Periódicos da Capes. A pesquisa apontou a secundarização do PNE e do destaque dado à implementação da reforma do Ensino Médio. Revelou, também, que a referida Lei contribui para a precarização do trabalho docente ao fragilizar a formação inicial e continuada, ao não assegurar condições adequadas de trabalho e ao promover a intensificação do trabalho docente por meio de jornadas intensas e extensas.
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