A democratização da escola como uma prática de cidadania: em busca da coerência do discurso hegemônico
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.2013.2028Keywords:
Democracia. Cidadania. Participação. Compromisso. Diálogo e coerência.Abstract
Este artigo realiza uma reflexão acerca do “sonho” de democratização da escola pública. Objetiva encontrar as relações existentes entre o discurso hegemônico sobre democracia e as práticas existentes no contexto escolar, buscando diminuir a distância entre o que dizemos e o que fazemos. Adotando uma abordagem qualitativa, procura nos pressupostos teóricos sobre o tema estabelecer um diálogo com o cotidiano escolar. Conclui que existe a necessidade urgente de que os sujeitos participantes da comunidade escolar assumam o seu papel enquanto cidadãos para transformar o “sonho” de democratizar a escola em realidadeDownloads
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2012-01-27
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Artigos
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A democratização da escola como uma prática de cidadania: em busca da coerência do discurso hegemônico. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 17, n. 1, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2028. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/2028. Acesso em: 16 oct. 2025.