A democratização da escola como uma prática de cidadania: em busca da coerência do discurso hegemônico

Autores/as

  • Rosane Carneiro Sarturi Universidade Federal de Santa Maria Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.2028

Palabras clave:

Democracia. Cidadania. Participação. Compromisso. Diálogo e coerência.

Resumen

Este artigo realiza uma reflexão acerca do “sonho” de democratização da escola pública. Objetiva encontrar as relações existentes entre o discurso hegemônico sobre democracia e as práticas existentes no contexto escolar, buscando diminuir a distância entre o que dizemos e o que fazemos. Adotando uma abordagem qualitativa, procura nos pressupostos teóricos sobre o tema estabelecer um diálogo com o cotidiano escolar. Conclui que existe a necessidade urgente de que os sujeitos participantes da comunidade escolar assumam o seu papel enquanto cidadãos para transformar o “sonho” de democratizar a escola em realidade

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rosane Carneiro Sarturi, Universidade Federal de Santa Maria
    Graduada em Pedagogia, especialização em Curriculo por Atividades e em Orientação Educacional; mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria na graduação e no programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação da UFSM.

Publicado

2012-01-27

Cómo citar

A democratização da escola como uma prática de cidadania: em busca da coerência do discurso hegemônico. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 17, n. 1, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2028. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/2028. Acesso em: 16 oct. 2025.