Antropofagia cultural brasileira e educação ambiental – a construção da reciprocidade antropofágica no Brasil a partir do contexto latino-americano

Authors

  • Valdo Barcelos Universidade Federal de Santa Maria Author
  • Reinaldo Matias Fleuri Universidade Federal de Santa Catarina Author

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.2048

Keywords:

Intercultura. Educação ambiental. Antropofagia cultural brasileira.

Abstract

Este texto tem como objetivo refletir sobre as contribuições da antropofagia cultural brasileira, em sua vertente pós-Semana de Arte Moderna de 1922, para um repensar da cultura, da política e da educação no Brasil a partir de sua inserção no contexto latinoamericano. Esse movimento cultural, que teve como um de seus principais articuladores o brasileiro Oswald de Andrade, que terá sua obra como principal fonte de referência neste texto, será tomado como um movimento que busca romper com as velhas e desgastadas práticas da cópia e da imitação de hábitos e de costumes europeus pelas elites intelectuais e políticas latino-americanas, em geral, e brasileiras, em particular. As proposições do Movimento Antropofágico Brasileiro tiveram vários e efetivos desdobramentos, que acabaram influenciando na sociedade nacional em seus aspectos políticos, econômicos, sociológicos, antropológicos. Enfim, pode-se dizer que esse movimento foi um marco na produção cultural brasileira no sentido de buscar romper com a prática da imitação, da cópia e da desvalorização dos aspectos relacionados aos saberes e fazeres dos povos nativos nacionais * e latino-americanos. Este texto fará uma abordagem dessas repercussões da antropofagia cultural brasileira de uma perspectiva intercultural, que busca não a anulação, mas, sim, a inter- relação entre as diferentes culturas e suas formas de manifestação na sociedade latino-americana em geral e brasileira em particular.

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Author Biographies

  • Valdo Barcelos, Universidade Federal de Santa Maria
    Professor Doutor UFSM-CE-PPGE-ADE. Pesquisador do CNPq, coordenador do Núcleo Kitanda: Educação e Intercutlura-CNPq- UFSM. Pesquisador do Núcleo Mover: Educação Intercultural e Movimentos Sociais - UFSC.
  • Reinaldo Matias Fleuri, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988), pós-doutorado na Università degli Studi di Perugia, Itália (1996), e na Universidade de São Paulo (2004). Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina.

Published

2012-01-28

How to Cite

Antropofagia cultural brasileira e educação ambiental – a construção da reciprocidade antropofágica no Brasil a partir do contexto latino-americano. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 17, n. 2, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2048. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/2048. Acesso em: 17 oct. 2025.