O aplacamento do debate sobre a tolerância a partir da década de 1990

Authors

  • Lenildes Ribeiro da Silva Professora na Faculdade Sul-Americana, FASAM, Brasil. Author

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.2432

Keywords:

Educação. Marcuse. Modernidade. Tolerância. Unesco.

Abstract

Este artigo busca tematizar a tolerância, compreendida como um dos conceitos-chave nas discussões mundializadas sobre a educação a partir da Segunda Guerra Mundial. No amparo da Unesco, as discussões sobre a tolerância tiveram seu período de efervescência na década de1990, quando foram efetivadas diversas conferências em todo o mundo e aprovados documentos que tratam da temática. Este texto busca problematizara passagem de uma discussão acalorada sobre a tolerância nesta década para um aplacamento do debate que se configurou no final do século XX e início do XXI. As reflexões, assim, partem de uma contextualização da defesa da tolerância clássica liberal e, em seguida, ressaltam as discussões da temática década de 1990, chegando à problematização de seu aplacamento após esse período. Compreende-se que esse aplacamento se deve a uma série de críticas elaboradas a partir dessas discussões mundializadas, que neste trabalho são tomadas pelo pensamento de Marcuse.1

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Lenildes Ribeiro da Silva, Professora na Faculdade Sul-Americana, FASAM, Brasil.
    Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2005). Doutora em Educação na área de história, filosofia e educação pela Universidade Estadual de Campinas com estágio no exterior na Universidade Nova de Lisboa, em Lisboa- Portugal, no Instituto de Filosofia da Linguagem.

Published

2012-05-24

How to Cite

O aplacamento do debate sobre a tolerância a partir da década de 1990. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 18, n. 2, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2432. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/2432. Acesso em: 16 oct. 2025.