O trabalho docente sob a ótica da síndrome de burnout
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.2013.3515Keywords:
Prática pedagógica. Trabalho docente. Síndrome de burnout. Ensino superior.Abstract
Este estudo empreende uma reflexão acerca do trabalho docente na educação superior, no curso de Pedagogia. O trabalho apresenta uma discussão relativa à síndrome de burnout na realidade dos docentes. Os objetivos foram reconhecer, no trabalho do docente do curso de Pedagogia, uma possível sobrecarga de atividades e funções; identificar se os professores percebem que têm sobrecarga de funções; conceituar a síndrome de burnout; analisar, por meio das falas dos professores do curso de Pedagogia, quais são as consequências boas e ruins do trabalho docente e as dificuldades existentes na profissão. A metodologia teve como base os pressupostos da pesquisa qualitativa, com auxílio de questionário para a coleta de dados na realidade. Os resultados obtidos apontam que o conjunto de incumbências dos docentes de Pedagogia evidenciam a sobrecarga de trabalho docente e que esses professores possuem características e consequências identificadas com elementos da síndrome de burnout.Downloads
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2013-10-04
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Artigos
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O trabalho docente sob a ótica da síndrome de burnout. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 20, n. 1, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3515. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3515. Acesso em: 15 oct. 2025.