O trabalho docente sob a ótica da síndrome de burnout

Autores

  • Jéssica Utiyama Autor
  • Cláudia Chueire de Oliveira Universidade Estadual de Londrina Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.3515

Palavras-chave:

Prática pedagógica. Trabalho docente. Síndrome de burnout. Ensino superior.

Resumo

Este estudo empreende uma reflexão acerca do trabalho docente na educação superior, no curso de Pedagogia. O trabalho apresenta uma discussão relativa à síndrome de burnout na realidade dos docentes. Os objetivos foram reconhecer, no trabalho do docente do curso de Pedagogia, uma possível sobrecarga de atividades e funções; identificar se os professores percebem que têm sobrecarga de funções; conceituar a síndrome de burnout; analisar, por meio das falas dos professores do curso de Pedagogia, quais são as consequências boas e ruins do trabalho docente e as dificuldades existentes na profissão. A metodologia teve como base os pressupostos da pesquisa qualitativa, com auxílio de questionário para a coleta de dados na realidade. Os resultados obtidos apontam que o conjunto de incumbências dos docentes de Pedagogia evidenciam a sobrecarga de trabalho docente e que esses professores possuem características e consequências identificadas com elementos da síndrome de burnout.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jéssica Utiyama
    Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
  • Cláudia Chueire de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina
    Doutora em Educação. Docente Adjunta do Departamento de Educação da UEL

Downloads

Publicado

2013-10-04

Como Citar

O trabalho docente sob a ótica da síndrome de burnout. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 20, n. 1, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3515. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3515. Acesso em: 15 out. 2025.