A mentira da verdade onto-teo-lógica: logos e areté em performação

Authors

  • Lúcia Schneider Hardt Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Federal de Santa Catarina Author
  • Danilo José Scalla Botelho Universidade Federal de Santa Catarina Author
  • Rodrigo Mafalda Universidade Federal de Santa Catarina Author

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v23i2.6539

Keywords:

Areté (excelência). Logos. Nietzsche/Zaratustra. Sofista-performático.

Abstract

A formação ou paideia seria impensável sem outros dois conceitos, a saber: areté (excelência ou excelência política) e, sobretudo, logos (discurso). O objetivo deste artigo é, portanto, a partir do Prólogo e do capítulo O adivinho, da obra Assim falou Zaratustra, de Nietzsche, diferenciar genealogicamente dois tipos de logoi, que implicam distintas aretai (excelências políticas): um tipo onto-teo-lógico, ligado a alguma verdade incondicional, outro logo-lógico ou performático (sofista), em que se performam verdades condicionais. Tendo como pano de fundo a investigação de Bárbara Cassin acerca do “logos sofista” e como fio condutor o aforismo 1 de Ecce Homo, a hipótese é que Zaratustra, ao questionar uma verdade única ontoteológica e admitir diferenciações, serve-se mais do logos performático – e “farmacológico”, que cria realidades, no sentido de Protágoras – do que o santo e o adivinho. Questiona-se, desse modo, se as democracias e seus respectivos sistemas educativos contemporâneos (com os “partidos” inclusos) seriam suficientemente fortes para aceitar o tensionamento, a erística e a agonística, os nômades, a diferenciação, os que sobram, os que faltam, bem como outro(s) discurso(s) que não o hegemônico (ou “verdadeiro”), que representa “fielmente” o real. O povo não entendeu (o logos de) Zaratustra, preferiu o último homem. Hoje, o entenderia?

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Author Biographies

  • Lúcia Schneider Hardt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Danilo José Scalla Botelho, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, subárea Filosofia da Educação, bolsista Capes. Professor convidado pelo Departamento de Educação da Universidade de Barcelona em 2016 e 2017.
  • Rodrigo Mafalda, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, subárea Filosofia da Educação.

Published

2016-11-21

How to Cite

A mentira da verdade onto-teo-lógica: logos e areté em performação. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 23, n. 2, 2016. DOI: 10.5335/rep.v23i2.6539. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/6539. Acesso em: 16 oct. 2025.