A formação superior de professores em exercício: a experiência da Unicamp na região Metropolitana de Campinas
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v15i2.7475Keywords:
Formação de professores. Educação superior. Curso de pedagogia. Formação inicial e continuada.Abstract
O Programa Especial de Formação de Professores em Exercício na rede municipal dos municípios da região Metropolitana de Campinas, descrito neste artigo, vem sendo desenvolvido desde 2002 pela Faculdade de Educação da Unicamp, composto por três dimensões: curso de especialização; curso de Pedagogia para professores em exercício na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental; organização de Núcleos de Educação Continuada, todos voltados para os municípios que integram a Região Metropolitana de Campinas (RMC). Apresentamos no artigo os aspectos gerais de seu planejamento, suas particularidades como um programa especial, seu desenvolvimento e os dados de uma pesquisa de avaliação sobre seus alcances até o momento. Dentre os aspectos que o caracterizam está o de ser um programa planejado de forma conjunta e participativa entre a Faculdade de Educação e os secretários da Educação dos municípios. Ressaltamos no texto a forma democrática e colaborativa adotada no planejamento e execução do programa e os resultados positivos da sua avaliação.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-10-17
Issue
Section
Artigos
License
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
How to Cite
A formação superior de professores em exercício: a experiência da Unicamp na região Metropolitana de Campinas. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.5335/rep.v15i2.7475. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7475. Acesso em: 16 oct. 2025.