Significados e implicações de formação continuada para professoras de creches

Authors

  • Laêda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernanbuco Author
  • Franklúcia Morais Ferreira Rodrigues Author
  • Lucilla Peres Lins Author

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v15i2.7477

Keywords:

Formação continuada. Professor. Educação infantil. Creche.

Abstract

Este artigo, resultado de uma pesquisa mais ampla, investigou as concepções de professoras sobre formação continuada e suas implicações para as práticas. Foram entrevistadas 14 professoras de creches da rede municipal do Recife - PE. Os resultados apontaram que as professoras compreendem a formação continuada como algo positivo, espaço de troca de aprendizagens, atualização e construção de novos conhecimentos. Essa compreensão possibilita a reflexão e mudanças concretas em seu trabalho. Na literatura, formação continuada aparece como um processo em que os professores são parte dessa construção, seus saberes mantêm diálogo com outros saberes e possibilitam refletir sobre sua ação pedagógica. Essa compreensão está bem próxima do manifestado pelas professoras a esse respeito.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-10-17

How to Cite

Significados e implicações de formação continuada para professoras de creches. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.5335/rep.v15i2.7477. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7477. Acesso em: 15 oct. 2025.