A ação pedagógica na produção textual de crianças: uma prática de análise e reflexão sobre a língua
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v14i1.7607Keywords:
Ação pedagógica. Produção textual. Sociointeracionismo. Análise. Reflexão sobre a língua.Abstract
O objetivo principal deste artigo é apresentar resultados parciais dos estudos que venho desenvolvendo em minha tese de doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na qual me preocupo em analisar a ação pedagógica de uma professora que trabalha em uma classe de crianças que cursam os anos iniciais do ensino fundamental (2ª série), numa escola pública no interior da Bahia. O foco neste trabalho é a prática de produção textual escrita, a análise e reflexão sobre a língua. Por meio da pesquisa-ação, acreditamos poder alcançar uma qualidade nova no trabalho pedagógico com os textos e a linguagem. Visamos contribuir para as investigações que estão sendo realizadas em contexto escolar relativas ao processo de reescrita e, à luz dos dados coletados nesta pesquisa, apresentar algumas reflexões sobre a prática de análise lingüística, abordando uma experiência de como o professor pode contribuir, significativamente, por meio de intervenções pedagógicas adequadas em todo esse processo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-12-19
Issue
Section
Artigos
License
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
How to Cite
A ação pedagógica na produção textual de crianças: uma prática de análise e reflexão sobre a língua. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 14, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v14i1.7607. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7607. Acesso em: 16 oct. 2025.