Transitando entre dois estados, vou enganando-me e “passando a perna” no Estado burguês

Authors

  • Mariana Cunha Pereira Universidade Federal de Goiás Author
  • Maria José Alves Universidade Federal de Goiás Author

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v24i3.7766

Keywords:

Educação. Estado. Fronteira. Goiás. Tocantins. Abstract This

Abstract

Este artigo pretende dialogar com as ideias do filósofo Antonio Gramsci sobre educação. A ideia é discutir, com base numa realidade concreta – a região de fronteira, elementos da contra-hegemonia presente nas relações de ensino-aprendizagem. Para tanto, este texto apresenta as experiências de duas professoras, uma como profissional da educação básica da rede estadual de ensino do Tocantins, em município limítrofe com o estado de Goiás, e a outra como professora do ensino superior, que, ao realizar um trabalho de pesquisa de campo, intuiu o quão significativo seria um recorte investigativo sobre os aspectos da educação escolar naquela fronteira interna do Brasil. Trata-se de fronteira entre municípios de dois estados: Tocantins e Goiás. A metodologia faz uso de memória, análise de documentos e entrevistas dos pioneiros e professores mais velhos, ainda moradores daquela região. A narrativa se faz na primeira pessoa do plural para assumir um local de inserção naquele contexto e de coautoria. Trata-se, portanto, de um artigo que dialoga com autores das áreas de educação, antropologia, sociologia, história e geografia.

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Author Biographies

  • Mariana Cunha Pereira, Universidade Federal de Goiás
    Doutora em Antropologia Social da América Latina e Caribe – CEPPAC/UnB. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.
  • Maria José Alves, Universidade Federal de Goiás
    Mestranda em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão. Professora do Instituto Federal de Educação do Tocantins.

Published

2017-12-19

How to Cite

Transitando entre dois estados, vou enganando-me e “passando a perna” no Estado burguês. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 565–578, 2017. DOI: 10.5335/rep.v24i3.7766. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7766. Acesso em: 15 oct. 2025.