Transitando entre dois estados, vou enganando-me e “passando a perna” no Estado burguês
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v24i3.7766Keywords:
Educação. Estado. Fronteira. Goiás. Tocantins. Abstract ThisAbstract
Este artigo pretende dialogar com as ideias do filósofo Antonio Gramsci sobre educação. A ideia é discutir, com base numa realidade concreta – a região de fronteira, elementos da contra-hegemonia presente nas relações de ensino-aprendizagem. Para tanto, este texto apresenta as experiências de duas professoras, uma como profissional da educação básica da rede estadual de ensino do Tocantins, em município limítrofe com o estado de Goiás, e a outra como professora do ensino superior, que, ao realizar um trabalho de pesquisa de campo, intuiu o quão significativo seria um recorte investigativo sobre os aspectos da educação escolar naquela fronteira interna do Brasil. Trata-se de fronteira entre municípios de dois estados: Tocantins e Goiás. A metodologia faz uso de memória, análise de documentos e entrevistas dos pioneiros e professores mais velhos, ainda moradores daquela região. A narrativa se faz na primeira pessoa do plural para assumir um local de inserção naquele contexto e de coautoria. Trata-se, portanto, de um artigo que dialoga com autores das áreas de educação, antropologia, sociologia, história e geografia.Downloads
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2017-12-19
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Artigos
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How to Cite
Transitando entre dois estados, vou enganando-me e “passando a perna” no Estado burguês. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 565–578, 2017. DOI: 10.5335/rep.v24i3.7766. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7766. Acesso em: 15 oct. 2025.