A modelagem matemática como metodologia de ensino
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v11i2.8009Keywords:
processo ensino-aprendizagem, modelagem matemática, modelação.Abstract
Desde os primórdios do ensino da matemática, muito tem se discutido sobre a forma de construção desse conhecimento e muitos pesquisadores têm dedicado sua vida para contribuir com a questão. A modelagem matemática é uma linha de pesquisa que surgiu na área da mtemática alicada. Pelo fato de desenvolver a criatividade, o raciocínio lógico e a autonomia das pessoas que trabalham nesse processo, também tem sido pensada por educadores matemáticos como uma metodologia de ensino. Como essa implantação, na sua íntegra, exige do educador amplo conhecimento matemático e muita experiência em modelagem, a princípio, essa nova metodologia, baseada na modelagem matemática, porém com simplificações, tem sido chamada de “modelação”. Atualmente, a modelação tem sido utilizada sob a forma de resolução de problemas relativos a conteúdos já predeterminados pela escola. O objetivo da modelação consiste em atribuir significado a conceitos, estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico e possibilitar ao educando a compreensão e resolução de problemas semelhantes, que, porventura, ocorram em suas vidas. A fim de estimular a implantação dessa metodologia no ensino da matemática, apresentam-se neste artigo uma discussão sobre o assunto e exemplos de modelação que podem ser utilizados no ensino médio.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2018-08-06
Issue
Section
Artigos
License
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
How to Cite
A modelagem matemática como metodologia de ensino. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 81–91, 2018. DOI: 10.5335/rep.v11i2.8009. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8009. Acesso em: 16 oct. 2025.