Ensaio sobre metodologias ativas: reflexões e propostas

Autores/as

  • Ana Rita Mota Universidade do Porto, Portugal Autor/a
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v25i2.8161

Palabras clave:

Metodologias ativas. Ensino colaborativo. Metacognição. Peer Instruction. Team-based learning.

Resumen

As metodologias ativas surgiram na década de 1980 como alternativa a uma tradição de aprendizagem passiva, onde a apresentação oral dos conteúdos, por parte do professor, se constituía como única estratégia didática. Contrariamente ao ensino tradicional, as metodologias ativas procuram um ambiente de aprendizagem onde o aluno é estimulado a assumir uma postura ativa e responsável em seu processo de aprender, buscando a autonomia, a autorregulação e a aprendizagem significativa. Estas metodologias envolvem métodos e técnicas que estimulam a interação aluno-professor, aluno-aluno e aluno-materiais/recursos didáticos e apostam, quase sempre, na aprendizagem em ambiente colaborativo, levando o aluno a responsabilizar-se pela construção do seu conhecimento. Tendo como pano de fundo a psicologia cognitiva e a metacognição, este artigo apresenta, analisa e explora algumas metodologias ativas de ensino. Paralelamente, são fornecidas recomendações práticas para envolver o aluno ativamente em sala de aula, assim como são referidas as potencialidades do uso combinado das diferentes metodologias ativas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ana Rita Mota, Universidade do Porto, Portugal
    Doutora em Física pela Universidade do Porto, Portugal, com Estágio pós-doutoral na Universidade de Harvard, EUA. Pesquisadora no Centro de Física do Porto, Departamento de Física e Astronomia, Universidade do Porto, Portugal.
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo
    Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Professora de Física na Universidade de Passo Fundo, Brasil.

Publicado

2018-05-28

Cómo citar

Ensaio sobre metodologias ativas: reflexões e propostas. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 261–276, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i2.8161. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8161. Acesso em: 15 oct. 2025.