Experimentações e práticas investigativas: reflexões sobre o ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v25i2.8172Palavras-chave:
Ensino de ciências. Experimentações. Práticas investigativas.Resumo
A escrita deste trabalho tem seu embasamento em dados resultantes de estudos bibliográficos no grande tema ensino de ciências, mais especificamente para os anos finais do ensino fundamental, com o intuito de levantar algumas questões centrais a essa temática. As reflexões apresentadas pautam-se em ações metodológicas que colaborem para o processo de aprendizagem na área de ciências da natureza, por meio de estudo não apenas teórico, mas também contextualizado, com experimentações e atividades práticas e investigativas que promovam a participação dos estudantes e a efetiva compreensão desta área do conhecimento. Inicia-se com uma breve descrição sobre ciências, em seguida são apresentadas algumas reflexões sobre ciências da natureza e sua relação com outros saberes para a promoção da alfabetização científica. Por fim, expõe-se que o conhecimento conceitual em ciências adquire sentido para os estudantes quando este estudo se torna processual, ou seja, no momento em que a experimentação e outras práticas pedagógicas de caráter investigativo passam a ser incluídas nas aulas de ciências.Downloads
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Publicado
2018-05-28
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Experimentações e práticas investigativas: reflexões sobre o ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 438–454, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i2.8172. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8172. Acesso em: 15 out. 2025.