A extensão universitária em debate: o curso pré-universitário como espaço de educação popular

Authors

  • Thiago Ingrassia Pereira Universidade Federal da Fronteira Sul Author
  • Tatiane Fernanda Gomes Universidade Federal de Santa Maria Author

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v25i3.8570

Keywords:

Extensão universitária. Pré-universitário popular. Educação popular.

Abstract

Integrante do eixo que caracteriza a universidade brasileira junto com a pesquisa e o ensino, a extensão potencializa a relação da educação superior com a comunidade. O estudo em tela aborda as potencialidades de cursos pré-universitários populares em processos de aprendizagem, formação inicial de docentes e diálogo entre a universidade e sujeitos sociais diversos. Objetiva discutir a extensão universitária a partir de uma experiência de curso pré-universitário vinculada ao desafio da democratização do acesso à universidade. Embasado em princípios da educação popular de matriz freireana e em estudos e pesquisas sobre educação, universidade e extensão, este trabalho situa historicamente a extensão como uma prática dialógica, permeada por intencionalidade política, com desdobramentos epistemológicos e metodológicos no conhecimento acadêmico. Por meio de grupos focais com estudantes universitários(as) que atuam como educadores(as) em curso pré-universitário, a pesquisa desenvolvida explora as diferentes contribuições desse espaço para a formação docente e em processos de conscientização mais amplos que potencializam a reinvenção da universidade, tendo compromisso com cenários de transformação social. Dessa forma, sinaliza para o potencial de projetos de extensão universitária como mecanismos de produção e difusão de conhecimento emancipatório.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Thiago Ingrassia Pereira, Universidade Federal da Fronteira Sul
    Doutor em Educação (UFRGS). Professor adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim. Atua no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE/UFFS), mestrado profissional em Educação, e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFFS), mestrado acadêmico.
  • Tatiane Fernanda Gomes, Universidade Federal de Santa Maria
    Mestre em Educação (UFFS). Servidora técnico-administrativa em Educação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Published

2018-08-30

How to Cite

A extensão universitária em debate: o curso pré-universitário como espaço de educação popular. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 3, p. 665–684, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i3.8570. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8570. Acesso em: 15 oct. 2025.