A extensão universitária em debate: o curso pré-universitário como espaço de educação popular
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v25i3.8570Palabras clave:
Extensão universitária. Pré-universitário popular. Educação popular.Resumen
Integrante do eixo que caracteriza a universidade brasileira junto com a pesquisa e o ensino, a extensão potencializa a relação da educação superior com a comunidade. O estudo em tela aborda as potencialidades de cursos pré-universitários populares em processos de aprendizagem, formação inicial de docentes e diálogo entre a universidade e sujeitos sociais diversos. Objetiva discutir a extensão universitária a partir de uma experiência de curso pré-universitário vinculada ao desafio da democratização do acesso à universidade. Embasado em princípios da educação popular de matriz freireana e em estudos e pesquisas sobre educação, universidade e extensão, este trabalho situa historicamente a extensão como uma prática dialógica, permeada por intencionalidade política, com desdobramentos epistemológicos e metodológicos no conhecimento acadêmico. Por meio de grupos focais com estudantes universitários(as) que atuam como educadores(as) em curso pré-universitário, a pesquisa desenvolvida explora as diferentes contribuições desse espaço para a formação docente e em processos de conscientização mais amplos que potencializam a reinvenção da universidade, tendo compromisso com cenários de transformação social. Dessa forma, sinaliza para o potencial de projetos de extensão universitária como mecanismos de produção e difusão de conhecimento emancipatório.Descargas
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2018-08-30
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A extensão universitária em debate: o curso pré-universitário como espaço de educação popular. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 3, p. 665–684, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i3.8570. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8570. Acesso em: 15 oct. 2025.