Contribuições de projeto de extensão à formação inicial em curso de Pedagogia em universidade pública
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v25i3.8576Keywords:
Formação de professores. Projeto de extensão. Universidade pública.Abstract
Este artigo apresenta reflexões em torno da concepção, da execução e da avaliação de um projeto de extensão universitária desenvolvido no âmbito do programa Núcleos de Ensino da Universidade Estadual Paulista, no período de 2009 a 2016. O texto está organizado em quatro seções: a primeira apresenta, em linhas gerais, o programa Núcleo de Ensino; a segunda destaca a concepção, as bases teórico-metodológicas e o procedimento do projeto de extensão; a terceira seção aponta os resultados gerais obtidos sobre a população atendida, no caso, crianças com dificuldades nas relações interpessoais na escola; e a quarta traz a repercussão à formação dos universitários do curso de licenciatura envolvidos no trabalho. Conclui-se, a partir deste projeto, que a extensão universitária, em sua articulação com o ensino e a pesquisa, oportunizou formação diversificada e ampla aos alunos universitários, além de impactar na realidade das crianças participantes do projeto nas escolas públicas envolvidas. Diante desses resultados, fazem-se necessários aprofundar as discussões e ampliar essas práticas nos cursos de graduação.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2018-08-30
Issue
Section
Artigos
License
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
How to Cite
Contribuições de projeto de extensão à formação inicial em curso de Pedagogia em universidade pública. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 3, p. 761–776, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i3.8576. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8576. Acesso em: 15 oct. 2025.