Contribuições de projeto de extensão à formação inicial em curso de Pedagogia em universidade pública

Autores/as

  • Andreia Cristiane Silva Wiezzel Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v25i3.8576

Palabras clave:

Formação de professores. Projeto de extensão. Universidade pública.

Resumen

Este artigo apresenta reflexões em torno da concepção, da execução e da avaliação de um projeto de extensão universitária desenvolvido no âmbito do programa Núcleos de Ensino da Universidade Estadual Paulista, no período de 2009 a 2016. O texto está organizado em quatro seções: a primeira apresenta, em linhas gerais, o programa Núcleo de Ensino; a segunda destaca a concepção, as bases teórico-metodológicas e o procedimento do projeto de extensão; a terceira seção aponta os resultados gerais obtidos sobre a população atendida, no caso, crianças com dificuldades nas relações interpessoais na escola; e a quarta traz a repercussão à formação dos universitários do curso de licenciatura envolvidos no trabalho. Conclui-se, a partir deste projeto, que a extensão universitária, em sua articulação com o ensino e a pesquisa, oportunizou formação diversificada e ampla aos alunos universitários, além de impactar na realidade das crianças participantes do projeto nas escolas públicas envolvidas. Diante desses resultados, fazem-se necessários aprofundar as discussões e ampliar essas práticas nos cursos de graduação.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Andreia Cristiane Silva Wiezzel, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
    Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente do Departamento de Educação, na área de Psicologia da Educação, na mesma instituição, campus de Presidente Prudente, São Paulo.

Publicado

2018-08-30

Cómo citar

Contribuições de projeto de extensão à formação inicial em curso de Pedagogia em universidade pública. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 3, p. 761–776, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i3.8576. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8576. Acesso em: 15 oct. 2025.