Curricular environmental: case study of the logistics technology course

Authors

  • Mario Sergio Cunha Alencastro Centro Universitário Internacional Uninter Author
  • Jorge Wilson Michalowski Centro Universitário Internacional Uninter Author

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v26i2.8686

Keywords:

ambientalização curricular, educação ambiental, tecnologia educacional.

Abstract

In line with the principles of transversality and interdisciplinarity, the course curriculum was designed as a methodological approach that contemplated, through active and participatory methodologies, a teaching and learning process that addressed environmental issues in a transversal and integrated way. In this context the present study sought to analyze how the curricular ambientization is inserted. The research developed, a case study, used as instruments the documentary analysis, participant observation and focus group. The research developed shows that the environmental practice can be worked in a transversal and interdisciplinary way allied with the current market, through the practice in the search for solutions to real problems. This case study provided a significant evolution in the knowledge construction of the students, future logistics professionals, who showed more interest in the contents, when faced with real problems of companies, having to present solutions for a competitive market in which they will soon be active.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Jorge Wilson Michalowski, Centro Universitário Internacional Uninter

    Possui graduação em Administração pela Faculdade Católica de Administração e Economia (1990) Pós-Graduado com especialização em Engenharia da Produção pela UFPR (2002) e Pós Graduado com especialização em Educação a Distância (2006) pelo Senac/SC. Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias no Centro Universitário Internacional - UNINTER (2018). Atualmente é Consultor em Planejamento e Logística, sócio Diretor da Magníficat Consultoria em Planejamento e Logística. É professor da FAE Centro Universitário, nas disciplinas de Administração da Produção - Operações I e II; Logística de transporte e distribuição, Gestão de Produção e Serviços e Logística de Suprimentos. Coordenador do Curso de Tecnologia em Logística desde 08/2015 e Coordenador do Curso de Negócios Internacionais desde 07/2017. Tem experiência na área de Administração, Gestão de Projetos, Lean Manufacturing, SAP, auditor interno da I S O TS 16949:2009, atuando principalmente nos seguintes temas: Projetos de novos produtos, análise de processos produtivos, SMED, TPM, VSM ? Value Stream Mapping, Logística, Planejamento e controle da Produção, consultoria em planejamento e logística bem como atendimento a clientes. Exerceu a Gerencia de Engenharia, Processos e Desenvolvimento da empresa Gestamp Brasil Indústria de Autopeças S/A, de 2009 a 2013, bem como a Gerencia de Logística da Gestamp de 1998 a 2009, onde atuou na área de suprimentos, recebimento, expedição, almoxarifados, inventários e planejamento e desenvolvimento de embalagens metálicas retornáveis e descartáveis. Responsável pela importação e exportação no acompanhamento dos processos para liberação aduaneira em conjunto com a empresa de despacho aduaneiro, orientando o exportador estrangeiro a confeccionar a documentação pertinente de acordo com a legislação vigente, consoante ao contrato comercial.

Published

2019-05-10

How to Cite

Curricular environmental: case study of the logistics technology course. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 518–532, 2019. DOI: 10.5335/rep.v26i2.8686. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8686. Acesso em: 16 oct. 2025.