Gamificação em foco: uma experiência com a plataforma Symbaloo Learning Paths na pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i2.9641

Palavras-chave:

Pós-graduação, Gamificação, Metodologia

Resumo

Este estudo apresenta uma experiência como uso da gamificação a partir da plataforma Symballo Learning Paths com estudantes de mestrado e doutorado em Educação de uma instituição pública de ensino superior (IPES) na disciplina de Recursos Digitais Educacionais. Para desenvolver essa experiência, utilizou-se como suporte o recurso da Realidade Aumentada, por meio de códigos QR, a partir da gamificação do conteúdo “Introdução à Cibercultura”. Como metodologia de pesquisa adotou-se uma abordagem qualitativa do tipo relato de experiência. Os dados foram coletados a partir da observação participante e com o uso de um diário de campo e registros audiovisuais, em seguida foram analisados a partir da técnica da Análise de Conteúdo. Foi possível concluir que a plataforma Symballo Learning Paths ofereceu um suporte eficaz para o desenvolvimento da gamificação do conteúdo proposto. No contexto da intervenção, os elementos do designe dos games proporcionaram aumento da motivação e do engajamento dos estudantes, o que resultou em um ambiente favorável para a construção do conhecimento crítico e colaborativo.

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Biografia do Autor

  • José Ricardo Lopes Ferreira, UNINASSAU

    Mestre em Educação (PPGE/UFAL) com ênfase em Tecnologias da Informação e Comunicação. Possui Licenciatura Plena em Educação Física (CEDU/UFAL). Integrante do Grupo de Estudos Comunidades Vituais 4.0 (CEDU/UFAL). Docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau, Unidade Maceió. Atualmente é discente do curso de especialização em docência com ênfase na Educação Básica pelo IFMG Campus avançado Arcos. 

  • Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Universidade Federal de Alagoas

    Doutor em Educação (UFAL); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2010), especialista em Tecnologias em Educação e Docência do Ensino Superior. Graduado em Pedagogia (Licenciatura). Foi professor da Educação Básica em escolas particulares, tutor no programa de formação continuada da Secretaria de Educação a Distância (MEC), professor tutor 1 na Universidade Tiradentes e professor no Governo do Estado de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, jogos digitais na educação, gamificação, metodologias ativas, educação online, webquest, tutoria e avaliação. Foi Vice-coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância e Coordenador Adjunto da UAB/UFAL. Integrante do banco de avaliadores institucionais do INEP, atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e líder do Grupo de Pesquisas Comunidades Virtuais - Ufal.

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Publicado

2022-11-25

Como Citar

Gamificação em foco: uma experiência com a plataforma Symbaloo Learning Paths na pós-graduação. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 701–726, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i2.9641. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/9641. Acesso em: 15 out. 2025.